Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Papo de Hoteleiro para Hoteleiro - Ano 2 Nro 5

Quanto tempo pode levar uma implantação de sistema com treinamento para os funcionários
O que considerar antes de comprar ou contratar
serviços de tecnologia?

Ramon Ray, um jornalista da área de tecnologia sediado nos Estados Unidos e com artigos publicados nas principais mídias especializadas como PC Word, e Allbusiness.com, enviou a dica “O que considerar antes de comprar tecnologia” para o site brasileiro www.saiadolugar.com.br (no final segue o link do post).

Em sua dica, ele cita 5 perguntas que o gestor de qualquer empresa, principalmente as pequenas, deve fazer ao comprar ou contratar tecnologia:

1.      Ela me faz economizar tempo?
2.      Ela economiza dinheiro do meu negócio?
3.      Ela deixa meu negócio mais produtivo?
4.      Ela ajuda meus clientes?
5.      Ela me ajuda a vender mais?

Decidimos ouvir um de nossos clientes e saber a resposta real para estas perguntas.
Convidamos um cliente que utiliza o TDF a 6 meses para saber sua opinião. O convidado é Lincoln Moro, gestor da Pousada Varshana (www.varshana.com.br ), no município de Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba – Paraná.

A razão pela qual convidei o Lincoln é que além de administrar a Varshana, ele atua como consultor em gestão de empresas, é Instrutor do SENAC nas áreas de gestão de atendimento ao cliente e vendas e pesquisou muito antes de adquirir nosso software.
Na edição da Feira Equipotel 2012, visitou todos os estandes das empresas de softwares e escolheu o Portal To de Férias para automatizar sua pousada.

Veja como foi a entrevista:

1. Faz economizar tempo?
Lincoln: Sim. As alternativas a um ERP (software de gestão empresarial) são planilhas em Excel ou controles manuais, os famosos caderninhos. Mesmo as planilhas mais avançadas não “conversam” totalmente entre si. Temos que fazer muitos lançamentos e buscas separadas para reunir informações e mesmo assim não obtemos relatórios completos.
Exemplo: Quando faço o lançamento de uma reserva, em 2 minutos alimento o mapa de reservas, alimento o cadastro de clientes e o mapa de faturamento. A seguir posso obter relatórios de clientes, acomodações disponíveis e o faturamento de um determinado período com poucos clicks.


2. Economiza dinheiro do seu negócio?
Lincoln: Tempo é dinheiro, já dizia meu avô! Mas o mais importante é ver a empresa por vários ângulos. Posso avaliar custos detalhados, despesas e investimentos, além de saber em um segundo o quanto temos a receber ou pagar nos próximos meses. Além disso, tendo um ERP – Online economizo em servidores, sistemas de segurança, antivírus, atualizações, suporte técnico, etc, pois todo processamento acontece fora da minha empresa.
Exemplo: O pessoal da “maquininha” de cartão de crédito me liga toda semana oferecendo antecipação dos recebíveis com juros baixos. No mesmo instante eu puxo o fluxo de caixa e percebo que vamos entrar no limite do banco cujo juro é mais alto que o da antecipação. Fecho o negócio na hora! Informação rápida e precisa é a chave para decisões corretas que levam a redução do desperdício.

3. Deixa seu negócio mais produtivo?
Lincoln: Não só produtivo como agradável. Todos gostariam de saber o que vai acontecer no futuro e a gestão estratégica com auxilio do ERP me mostra pelo menos o caminho que seguimos. Além disso, registramos o passado que serve de referencia para tudo que planejamos para o futuro.
Exemplo: Já passei dias preocupado, quando as vendas estão em baixa. Hoje faço uma relação do mês que estamos com o mesmo mês dos anos anteriores e percebo que a situação não está tão ruim assim. Analiso os custos e sigo em frente mais disposto e produtivo.

4. Ajuda seus clientes?
Lincoln: Muito! Tudo que pudermos fazer para facilitar a vida do cliente reverte em resultado positivo em vendas. As pessoas tem cada dia menos tempo e se sentem cada dia menos seguros com estabelecimentos de hospedagem.
Exemplo: Usando o TDF online o cliente recebe por e-mail várias informações. Na reserva, durante a hospedagem e depois do check out detalhando praticamente tudo a respeito da sua hospedagem. Além disso, ele faz parte de um cadastro único e seu check in é facilitado quando ele visita outro hotel que usa o mesmo ERP.

5. Ajuda a vender mais?
Lincoln: Sim. Como posso acessar o sistema de qualquer lugar  que esteja, via notebook ou até pelo celular, não perco vendas, pois estou conectado 24h/dia para atender meus clientes.
Exemplo: O sistema também envia automaticamente mensagens para os clientes agradecendo sobre a estadia e pedindo sua opinião sobre o atendimento na pousada. A partir destas informações ajustamos a “sintonia fina” do negócio e aprimoramos nosso atendimento todos os dias. Um cliente satisfeito pode gerar até 5 novos clientes gratuitamente para sua empresa, acredite!


6. Algum comentário adicional que gostaria de registrar?
Lincoln: Todo empresário quer o crescimento do seu negócio e sonha com a prosperidade por muitos anos. Nos dias atuais não há crescimento sem investimento em tecnologia e inovação, senão ainda teríamos equipamentos como toca fitas e vídeo cassete em nossas pousadas. Podemos trabalhar por um tempo sem a ajuda de um software de gestão, mas um dia vamos precisar dele. Quanto antes nos habituarmos com a evolução tecnológica mais rápido atingiremos o sucesso!

Atualmente o portal www.todeferias.com.br atende mais de 180 pousadas e hotéis em mais de 60 cidades brasileiras. Estamos presentes em 14 estados brasileiros.

Lincoln, além de gerir a Pousada Varshana (www.varshana.com.br), presta consultoria para Pousadas e Hotéis, ajudando outros empreendedores do ramo a aumentar sua lucratividade.
Quer fazer alguma pergunta a ele? Escreva para lincoln@varshana.com.br

Ficou interessado? Responda esse e-mail solicitando mais informações.



Atenciosamente,

Marcelo Guerino Silveira
www.todeferias.com.br (Mais do que um Site! Mais do que um Software!)
(11) 4611-2602 / (11) 99607-8252
marcelo@todeferias.com.br
www.facebook.com/todeferiasBR
www.twitter.com/todeferias
http://marcelotodeferias.blogspot.com
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discordando ou concordando deixe seu comentário.